quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Petróleo


*plataforma da Petrobras*




Complementando o post anterior...

Agora é sobre o Petróleo que vou meter a boca e comparar com o desenvolvimento do Brasil. (XD, mentira! Vo mete a boca não, só vou comentar... Um pouquinho.)
Okay, todos aqui sabemos que o mundo hoje em dia o petróleo é um produto essencial para o mundo moderno (OOOOooooH!). Sendo refinado, do petróleo derivamos gasolina, pesticidas, sacolas plásticas, plásticos variados etc, etc, etc...
Sendo o Brasil independente no que diz respeito ao petróleo, isso é ótimo. Na costa brasileira há muito petróleo a ser retirado. Mas saibam, vedemos o petróleo por um preço baixo, e pelo dólar , que está em baixa ultimamente. De qualquer maneira os barris de petróleo brasileiro serão sempre vendidos por um preço baixo, pois não tem tecnologia introduzida, ou seja não é um comoditie (produto com intervenção tecnologica.), e são os comodities que realmente dão dinheiro.
O esquema é o seguinte: vendemos para os outros paises (geralmente europeus, ou para americanos e tal.), vendemos o petróleo bruto. Esse tal petróleo bruto será vendido pela empresa X, que geralmente é do exterior. Petróleo vendido por um preço baixo, a empresa X leva para sua fábrica (que tambem pode ser instalada em solo brasileiro, porém o lucro é do país de origem da fabrica) o petróleo, lá ele será refnado e tranformado nos produtos que citei anteriormente, como gasolina, plásticos e etc. Esses são os chamados comodities, que é o que dá dinheiro realmente. Conclusão: o país da empresa X tem o lucro bem maior, por ter comprado o petróleo brasileiro de boa qualidade e barato, e ainda por cima, seus comodities sao vendidos em euros, much more money, baybé. O Brasil, como veêm vocês, sai perdendo nessa história toda, obviamente. E ainda por cima te ruma fábrica estrangeira em seu território, tirando vantagem, sem o menos cuidado (sim, sou nacionalista até dar nojo.).
O pior de toda a situação, é que tambem não podemos culpar as empresas, pois se quiserem vender por mais caro, não farão negócios, pois vai ter o pulha que vai vender por mais barato para dar mais vantagem, e quem tive ro melhor preço, é quem faz a bufunfa crescer, e essa pessoa tambem não ia estar ligando muito para o desenvolvmento do país. E mesmo que esteja ligando, não tem escolha, como disse antes. É uma mercado macabro (MUAHAHAHA). E o pior, muitas vezes compramos os comodities que eles fizeram com o nosso petróleo, só que compramos em Euros! Bem mais caro! Claro, há empresas que vendem por Dólar, mas mesmo assim, vendem o comoditie por um preço beeem mais caro, ai é pra quebrar com a facção brasileira.
E mais! Se for importado caro o comoditie, tambem vai ser vendido mais caro tambem, pior para o povo. Exemplo: A empresa americana Texacotem uma franquia no Brasil, e vende para nós gasolina, obviamente eles vão vender para nós bem mais caro, e isso pesa no bolso do cidadão. (Pesa bastante, por que a maioria dos brasileiros tem carro.)
Okay, depois de tanto escrever, pensar, pensar escrever, tenho a solução? Vejamos... hum... não, no momento não pensei em nenhuma, talvez tenha uma, pois pra tudo se dá um jeito. Obviamente jeito há, mas vai demorar, pois o único meio seria começar a investir mais em tecnologia no nosso país, assim não precisariamos ficar vendendo nosso petróleo para fora. O Brasil tem capacidade para investir em tecnologia, porem as verbas são desviadas e se for desse jeito, tecnologia nunca iremos ter (triste isso, neh.).

Ignorancia.



UM MAR DE ÁGUA DOCE DE BAIXO DE NOSSOS PÉS

Não bastasse o recorde de águas superficiais, o Brasil abriga também extensas reservas de água subterrâneas - 27 aqüíferos, ao todo. O principal reservatório é o Aqüífero Guarani. Do 1,2 milhão de quilômetros quadrados de área total, 70% ficam em subsolo brasileiro, estendendo-se por oito estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os restantes 30% dividem-se pelos territórios uruguaio, paraguaio e argentino. Estima-se que o grande lago guarde 45 mil quilômetros cúbicos de água de excelente qualidade, o suficiente para abastecer de maneira sustentável 500 milhões de pessoas, mais que o dobro da atual população do Mercosul. Mas até hoje a exploração dessa reserva foi desordenada, o que leva ao desperdício e à ameaça de contaminação das águas por resíduos químicos provenientes, principalmente, de fertilizantes usados nas lavouras do Centro-Oeste e do oeste paulista.

Em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, foram descobertos mais de 500 poços artesianos abandonados e abertos - o que permite a entrada direta de água de enxurradas. Afim de preservar esse valioso recurso, os quatro países "donos" do Guarani começaram a mapear o aqüífero, estratégico para o abastecimento do Cone Sul.

O Projeto de Proteção Ambiental e Manejo Sustentável do Aqüífero Guarani visa a traçar um plano de exploração num ritmo compatível com sua reposição natural, por infiltração pelo solo.

FONTE: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_261013.shtml?func=2

Obsereve a reportagem acima.

Agora reflitam, não é pra ficar puto da cara? O Brasil, diga-se de passagem, é o celeiro do mundo, é o país que é rico por natureza, tem uma elevada taxa populacional, tem muitos alunos com Q.I. acima da média (foi realizada uma pesquisa, então isso é um dado concreto, mas não me lembro a estatística deste dado) etc, etc, etc. Porém temos um governo que administra mal praticamente TUDO o que temos, principalmente nossas riquezas. O Brasil poderia estar lá na frente no ranking de IDH, poderia estar entre os prmeiros em tecnologia, mas não, é um dos últimos.

Note que na segunda parte que grifei mostra como o Brasil administra mal seus bens naturais (no caso, sendo descuidado, produtos químicos... blá blá blá que vcs sabem), logo a água, que tenham certeza, no futuro vai ser um item muito valioso e caro. O petróleo, apesar de o Brasil ser autosuficiente, não vai durar para sempre, não se pode viver de petróleo, petróleo não enche a barriga (sem contar que tambem fazem negócios ruins com o petróleo, mas isso explico depois, caso me lembre). Claro, há ótimos trabalhos já feitos na questão da água no Brasil, mas te ro desperdício e o descuido, ainda mais com toda a abundandcia que temos, é simplesmente pintar na testa "ignorante". Claro que resolver os problemas dá trabalho, mas ainda não vi nada que cuidasse desse problema. Isso mostra o quanto temos que aprender, só mostrei essa reportagem sobre a água para que se tenha uma pequena noção de como é um elemento importante para nós, brasileiros, é que não está sendo bem cuidado.

E digo-lhes mais: se não for resolvido essa mazela do desperdício logo (e isso não é só no Brasil), talvez em 2025 já não tenhamos água suficiente para todos. Pense nisso.