sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O Castelo Animado - por Diana Wynne Jones


Como já se pode ve rpela chamada deste blog, imaginação é o que há. E nada melhor para alimentá-la do que um bom livro de ficção excessamente fantasioso. Este aqui é um dos melhores, de fantasia, que já li. É simples, a linguagem é fácil, até por que o inglês não é uma língua tão complexa quanto o português. Por falar nisso, Diana, a autora, é britânica. Considerada uma das melhores escritoras infantis e infanto-juvenis, depois de J.K. Rowling.


'O Castelo Animado' conta a história de Sophie, uma jovem de 18 anos, amaldiçoada por uma bruxa que a transforma em uma velha de 90 anos. Para se livrar da maldição, ela foge e emprega-se no Castelo de Hauru. Essa 'velha senhora', dinâmica e misteriosa, dá nova vida à antiga habitação onde vivem Marko, um jovem aprendiz, e Calcifer, o demônio do fogo, responsável pela 'vida' do castelo. Além de ficar condenada ao corpo de uma senhora, o feitiço impede que Sophie revele que está sob uma maldição. Ainda assim, ela e Calcifer, também amaldiçoado, fazem um pacto, jurando que um vai tentar quebrar a maldição do outro, descobrindo sua natureza. O livro mergulha fundo em seus personagens para encontrar humanidade e compaixão nos corações de todos eles. Filosófico, inteligente, poético e bem-humorado, 'O Castelo Animado' mescla o fantástico texto de Jones com ilustrações inspiradas no sofisticado traço de Miyazaki. Encantamento garantido para todas as idades.


Há um filme tambem, sobre isso. Do mesmo diretor de "A Viagem de Chihiro" (Spirited Away), Hayao Miyazaki, isso quer dizer que é bom (e é mesmo, eu vi.). A diferença entre o livro e o filme é que os personagens são mais nobres. Howl, por exemplo, é extremamente egoísta com Sophie, e no filme, extremamente gentil. Sophie no filme é uma garota/senhora muito tranquila. No livro é totalmente temperamental.

Tanto que, em outra obra de Jones, "The House of Many Ways" ( tambem é ótimo, mas ainda não foi traduzido para o português) e "O Castelo de Ar", Sophie é descrita como uma mulher forte e de personalidade teimosa e forte (e que ela e Howl vivem brigando.).
Não é aquela história em que você vai aprender muito sobre escrever, mas sim com as morais das histórias e a criatividade de Jones.


fonte: X

UHU! BORA LÁ VER AMY LEE!


A banda norte-americana Evanescence anunciou que se apresentará no dia 8 de novembro, no festival Maquinária, em São Paulo. Além do grupo da vocalista Amy Lee, as bandas Faith No More, Jane's Addiction e Deftones também já confirmaram presença no evento que acontece nos dias 7 e 8 de novembro, na Chácara do Jockey.


Os ingressos para o festival Maquinária custam entre R$ 200 e R$ 450 e estão à venda na internet.

obs.: Evanescence surgiu no final da década de 90. Proprietária dos direitos autorais da banda, Amy Lee é a única integrante da formação original. Em 2003, lançou o álbum Fallen que fez sucessos com as músicas My Immortal e Bring Me To Life. O último trabalho do Evanescence foi o disco The Open Door, lançado em 2006.