quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Y Generation

Tive lendo as reportagens da Super- Interessante especial - Tendencias. Fala da nova geração de trabalhadores, novas cidades, ecologias, artes... Enfim, fatos da ciência, cultura e economia que terão influencia de peso na nossa vida num futuro muito próximo. Claro, que minhas idéias, não só nas revistas se baseiam, estas mesmas tambem vem de observações dos colegas, observações minhas, debates em sala de aula.
Noto a flexibilidade dessa geração que a revista comenta - e da qual faço parte - que é chamada de Geração Y: uma leva de jovens que são extremamente sociáveis, acostumados a debater assuntos sérios desde a tenrra idade (e especialmente, discutí-los com adultos), não tem medo de se arriscar, dão mais importancia à informação, tem uma mentalidade otimista e detestam um balde de água fria nas suas idealisações. Uma geração que, veja só: está vivendo uma revolução digital, uma crise e uma grande mudança de valores. Tudo isto somado à um mundo que tem perigo de extinção (aquecimento global - assunto bem batido já, nem preciso comentar disso). Somos todos pessoas que amam redes sociais: facebook, twitter, blogs, my space, orkut.
Mudanças de princípios em especial, pois, incrivelmente, por mais que o dinheiro pese na seleção de uma carreira, se não for a paixão do aluno, este não vai fazer o curso. contar a vida social, que hoje em dia ninguem a troca por nada e sabe sua devida importancia, fato que, em gerações passadas, era apenas um detalhe.
Alguns amigos meus comentam sobre seus pais os chamarem de loucos por aspirarem uma vida mais inspiradora, desafiadora, entenda como quiser. Prova disso é o caso de uma conhecida minha que foi para o Japão (a garota já formada e instruída) na cara e na coragem, com um trabalho na sede de uma empresa, jogando-se em outra cultura, em outro ambiente, longe da família e amigos. Seus pais ficaram assustados com a perspectiva da guria. Nada mais natural, sendo que a geração dos pais dela tinham certa cautela até para mudar de cidade (e provavelmente os pais de quem lê este texto tambem tinham, assim como os meus pais e os dos seus amigos tinham.).
Fazendo uma comparação, vemos que o mundo se modifica rápido, mais até do que podemos, de fato acompanhar: não faz dez anos que a idéia de sucesso era reunir o maior valor monetário possível na conta bancária, ter uma boa aposentadoria, quem sabe dar uma vajadinha por aí, coisa que, comparada à atualidade, ficou para traz. O que a Geração Y quer mesmo é desafio, prestígio, diversão. Quanto ao dinheiro, que seja o suficiente para pagar os luxinhos básicos e as contas domésticas.
As mudanças são rotina hoje, e essa é basicamente as idéias da classe media geral de hoje em dia. Sempre haverão uns mais conservadores, assim como haverão os mais moderninhos do bairro querendo a vida fodona. O que resta ao mundo é assistir o que faremos do nosso futuro.




obs.: botei essa postagem na cor roxa. Roxo é a cor dos sonhadores ( li num livro uma vez.), e essa é uma caracteristica da nossa geração!