domingo, 6 de setembro de 2009

Descaso, tem solução?

A cada dia me revolto mais com tudo o que acontece no mundo, e tambem me indiguino com o descaso das pessoas. Basta ligar a tevê que é possível ver milhares de notícias ruins: acidentes de transito, violencia na escola (e em casa, e no bairro, e no hospital, e no ponto ônibus, e na frente do bar, e até em igrejas.), estupros. Assaltos eu não incluo na lista por que tem gente que assalta para pôr comida na mesa. Mas os que furtam e matam, não imortando se é para por comida na mesa, são cúmplices de um fator em comum com todos os que citei anteriormente: o descaso com o próximo.

Descaso com a dor, o sofrimento do outro. Descaso com as normas, sociais, emocionais e jurídicas.

O car aque eestrupa uma guria, ou guri, não vai se importar com os danos mentais da vítima, importa-se em torturar. Aquele que pratica a violencia não pensa na agonia do violentado e daqueles em volta do mesmo, pensa apenas na razão que for para violentar o sujeito. Quando o acidente de trânsito acontece, ele não se lembra daquele que ele pode vir a machucar, tanto quanto não se lembra das regras básicas do transito (obstante a razão que for: álcool, pressa, levar a mulher grávida que está quase parindo para o hospital...).

Isso tem solução?
Pior que tem sim, mas não é levado a sério as pequenas precauções: como ensinar uma criança a respeitare os limites do próximo, a ter compreenção, e a ter um tantinho de bomdade, calçar as sandálias do próximo.
Poucas mães ensinam isto aos seus filhos, e se cada um fizer a sua parte na educação, fatalidades dessa laia vão diminuir e muito!
É como eu digo, a base de uma sociedade está na educação, e sem ela, nem pirão d'água se faz direito.