sexta-feira, 30 de abril de 2010

Hitsuzen


A tecnologia está mais encourada em nós do que imaginamos. Ela faz parte da nossa cultura - divulgada na blogosfera, da nossa história - como no êxodo rural, e até nos nossos relacionamentos - tão adeptos ao isolamento soxcial e ao desapego ao próximo. Quanto mais nos aprofundarmos em inovações científicas, mais metódicos fifcamos, sendo manipulados por ideias pré-formadas incutidas por terceiros.

A expansão tecnológica perdura, não por poder salvar vidas ou construir moradias melhores, mas sim por acomodação. O homem é acomodado, preguiçoso, quer praticidade, poupar tempo, "status quo". É por tal razão, por exemplo, que usamos o celular, quando um sinal de fumaça faz o mesmo serviço.


Por mais que a nossa qualidade de vida melhore com tais inovações, já não estudamos mais os mistérios da mente, mas sim os da máquina, deixando de lado conceitos simples, como os de Platão, que viveu há cerca de três mil anos e sabia o que era, e é, primordial: conhecer-se.


Vendo por este prisma, é digno de nota a teoria do Hitsuzen: tudo tem um preço, pos vemos que o custo da tecnologa de ponta é a resposta da natureza furiosa e a leigacidade da nossa inteligência. Logo, nos convém aceitar a seguinte realidade: assim como não sabemos o quanto precimos de méquinas, também desconhecemos o quão pouco evoluído somos.


O não-científico e o não-humanos já tomaram conta do nosso trabalho, dos relacionamentos, e fizeram o homem esquecer a si mesmo. Portanto, a tecnologia só será verdadeiramente vantajosa quando tivermos maturidade para usá-la. É preciso compreender que o conhecimento pessoal vem antes de qualquer grande invenção. Caso contrário, o preço a pagar será tudo o que construímos, como seres pensantes que somos.


________________________________________________________________________________________________ Este texto foi feito numa aula de redação, mas expressa bem a minha revolta quanto àcomodidade humana com a tecnologia e à falta de respeito ao próprio ser a à natureza.






Technorati :