segunda-feira, 12 de julho de 2010

O Clube dos Imortais - por Kizzy Ysatis


Sinopse: Há mais de 150 anos, no Rio de Janeiro, em um baile de máscaras da corte, a donzela da máscara negra pretende aprontar uma brincadeira com um embaixador francês. E nesse baile, surge um misterioso pierrô, que veio junto com a comitiva da ilustríssima Marquesa de Santos. Tal pierrô apaixona- se perdidamente pela donzela da máscara negra. Contudo, Álvares de Azevedo, o maior poeta do ultra-romantismo brasileiro, aparece de modo inusitado e surpreendente, e frustra o pobre pierrô que parte do baile amargurado e com o coração partido.
No ano de 2002, um século e meio após a morte do poeta, Luciano, um belo e cético estudante, passa a ser atormentado pela figura de um possível VAMPIRO. Resta saber: quem é essa figura sombria; se ela é ou não um vampiro; e o que tudo isso tem a ver com o baile de máscaras e Álvares de Azevedo




Livro incrível!
Não há nada melhor, para um amante de prosa gótica, ler um livro tão bem escrito como esse. Não por ter muitas referencias - não que isso importe - e sim por ser detalhadamente descrito, com sensações bem pensadas a ponto de poder adentrar na história sem dificuldade, certo senso de humor e pela complexidado do personagem que, para mim, foi o mais importante: O Vampiro Luar. Vou valer-me de uma nota: Kizzy escreveu O Clube antes desta moda (que estou amaaando!!*o*), e o fez com maestria.



Descobri esta série pelo Diário da Sibila Rubra, que conta o passado de uma das personagens de O Clube. O Diário me chamou atenção pela capa, e logo então, amei o livro quando comecei a lê-lo, cheio de referencias ao Alvares, o livro contem um pedaço da peça Macário. Este livro mostra a saga da sbruxas profetisas, as Sibilas.
Já o Clube - que é o primeiro livro lançado, mas cronologicamente vem depois, é mais moderno mas não deixa o sobrenatural de lado. O vampiro braisleiro foi mais! A crueldade nele chgama atenção. É diferente dos vampiros da Meyer (bem diferentes! Crepúsculo é legal ,mas a autora tirou a spresas deles.) e até mais malvado e um tanto mais complexo que os da Anne Rice. Na aparencia ele difere por não ser aquele rapaz de olhos e cabelos claros, mas sim as avessas - cabelos escuros e ondulados, olhos muito escuros e um jeito de se vestir bastante peculiar.
Pude ver, pelo Diário da Sibila Rubra que Luar nunca nota o tempo passar - um ano pode ser uma hora atraz para ele. Lendo, até parece um tanto arrasador.




Ainda bem, que isso só fica nas histórias...




Nenhum comentário: